Basicamente, a mentoria é uma forma de ajudar empreendedores a conhecer melhor o mercado e a se desenvolver profissionalmente por meio do conhecimento de alguém com mais experiência — o mentor.
O mentor orienta os mentorados, individualmente, em grupos ou em de forma mista, para a conquista de seus objetivos. Como alguém que tem uma capacitação única, o mentor oferece seu conhecimento, sua experiência e conselhos para guiar os mentorados para a realização de seus objetivos profissionais. |
O mentor atua como um conselheiro, ajuda os empreendedores a definir ou ajustar seus objetivos de desenvolvimento profissional, bem como a identificar recursos e estabelecer novos contatos. Trata-se de um processo que leva algum tempo. Nesse caminho, o papel do mentor se desenvolve conforme as necessidades do mentorado ou da atividade específica objeto da mentoria.
A relação estabelecida costuma ser próxima, informal e de muita empatia e confiança, uma vez que o mentor já viveu situações e desafios que hoje ajuda o mentorado a superar, compartilhando conhecimentos e habilidades de forma individualizada, sempre tendo como objetivo final o sucesso do mentorado. |
Para quem é a mentoria?
A mentoria é destinada a quem quer começar nas carreiras de professor de idioma estrangeiro ou de tradutor e para profissionais já atuantes no mercado, mas que precisam de uma ajuda para otimizar o seu trabalho, conseguir mais clientes, aprender a lidar com clientes difíceis e a resolver problemas e a alavancar a sua carreira.
O trabalho de mentoria é planejado para cada indivíduo (ou grupo de indivíduos com necessidades semelhantes. Postanto, não existe um programa ou conteúdo pré-definido.
O professor de idiomas ou tradutor profissional autônomo precisa ser uma empresa completa. Além de prestar o serviço de traduão ou ensino propriamente dito, ele precisa saber administar bem todo o seu negócio para ter sucesso, do marketing às vendas, à contabilidade.